Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vampiros: Criaturas aterrorizantes?

Um vampiro é uma criatura que parasita que vive a custa de outras. Bom, na prática todos somos de certa forma, mas por definição os vampiros são “imortais” que sugam a vitalidade das pessoas levando-as a morte.

Hoje em dia este último fato está meio de lado. Parece que hoje vampiros são criaturas super poderosas com nenhuma restrição e longe de qualquer coisa que lembre serem amaldiçoados, na verdade são bonitinhos e bonzinhos...

Mas um RPGista não imagina isso, certo!? E Vampiro: A Máscara, acha que é aterrorizante?

Já ouvi falarem muito que A Máscara tinha perdido o sentido, que era mais politicagem que terror e tal. Acho que independente do rumo que a WW deu ao antigo sistema, os jogadores são totalmente livres para trabalharem como quiserem.

Eu propus um cenário e espero sugerir campanhas nele. Na descrição do cenário há politica, mas em uma sessão podemos trabalhar muito mais algo que a maioria não explora: o terror de ser um amaldiçoado e como ele interage com o mundo.

Quando jogar vampiro, tente pensar que por mais poderoso que tenha ficado sua nova condição atrapalhou e atrapalha vários aspectos da tua vida, deixando um vazio que não pode ser reparado. Tente ter problemas de interação com outros humanos. Tente interpretar um caçador que pode ter problemas com sua atual natureza. 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A volta dos que foram!


Matar um personagem é algo delicado e difícil, mas essencial. Já ouço algumas pessoas me chamando de carrasco, mas...

Bom, se acompanha este blog, você já deve ter percebido que meu foco em campanhas é algo que brinca com o realismo, tipo o que fizeram com o novo Batman - é fantasia, mas com um toque de realismo que em momentos você até acredita que aquilo pode existir.

Então voltando ao tema proposto, como nossas vidas o temor de algumas coisas nos fazem tomar decisões diferentes do que tomaríamos em outras situações.

Imagina uma campanha de D&D, os personagens estão passando diante de uma caverna onde cogita-se haverem muitos tesouros, mas ao chegarem perto sentem um cheiro estonteante de carne podre. Esta carne poderia ser restos de alimentos de algum animal, aventureiros mortos por armadilhas, foi usada como cemitério. Agora se eles souberem que são "herois" e o mestre nunca fará nada eles entrarão de peito aberto e sem armas. De outro lado, eles desistirão ou terão muito mais cuidado, entrando de forma sorrateira, cuidadosa.

Essa tensão pode tornar o fluxo do jogo bem interessante, deixando os personagens mais espertos e forçando a capacidade de cada um de se adaptar.

Em outros jogos este fator ainda pode ser melhor aproveitado, Vampiro: A Máscara tem uma característica responsável pela coragem do personagem. Será que todos serão tão corajosos se o mestre for menos "bonzinho"?

Lembro que o mestre é responsável por oferecer um desafio aos personagens e não ser um carrasco. Mas também não precisa ser um anjo...

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Corvo (The Crow – 1994)


Um filme que assisti a muitos anos e dei a sorte de assisti-lo hoje novamente. Como falei sobre Vampiro: O Réquiem no post anterior, eu recomendo este filme que no meu ponto de vista tem uma ambientação perfeita. O cenário é pesado e mostra um mundo decadente, drogas e diversão através da violência – isto não é indicado para crianças, mas Vampiro: O Réquiem também não é.

Uma das falas que me chamou atenção foi quando um dos assassinos se depara com o desconhecido, algo que é intrínseco em vampiro: “Nós o jogamos pela janela e não existe volta. Esse é o mundo de verdade. Não existe volta.

Claro que é meu gosto, mas junte tudo isso a uma trilha sensacional e terá um grande filme. Mesmo tendo de pano de fundo um romance e sendo antigo, vale à pena conferir no mínimo para ver o cenário.

Sinopse
O roqueiro Eric Draven está morto... Mas, estranhamente, ele ainda vive. Ele ainda não pode descansar em paz, não enquanto os vermes responsáveis por sua morte e também pelo assassinato de sua noiva permanecerem vivos. Assim, Draven retorna de seu túmulo para submeter seus matadores a uma implacável vingança. E ele não está sozinho. Um amedrontador corvo do outro mundo guia Draven em sua jornada.

Brandon Lee interpreta Draven neste conto sobrenatural de vingança baseado na série em quadrinhos criada por James O'Barr. Alex Proyas (Eu, Robô) dirige o filme, combinando os elementos de suspense da vendetta de Draven com um incrível visual neogótico, diferente de tudo já visto nas telas. Inimigo após inimigo, batalha após batalha, Draven está perto de completar seu triste propósito. Ele vive. Eles morrem. Mas há um segredo sobre seus poderes. E se os seus rivais o descobrirem, talvez não haja mais nada na Terra capaz de salvá-lo.

Trilha sonora
  • Burn - The Cure
  • Golgotha Tenement Blues - Machines Of Loving Grace
  • Big Empty - Stone Temple Pilots
  • Color Me Once - Violent Femmes
  • Dead Souls - Nine Inch Nails
  • Darkness - Rage Against The Machine
  • Snakedriver - The Jesus and Mary Chain
  • Time Baby Iii - Medicine
  • After The Flesh - My Life With The Thrill Kill Kult
  • Milktoast - Helmet
  • Ghostrider - Rollins Band
  • Slip Slide Melting - For Love Not Lisa
  • The Badge - Pantera
  • It Can't Rain All The Time - Jane Siberry

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vampiro Réquiem: primeiras impressões!


Acho que uma análise profunda será bem vinda no futuro. Só gostaria de fazer alguns comentários agora que estou entrando no novo Mundo das Trevas da White Wolf. 
Antes de tudo, acho importante ressaltar que embora Vampiro: O Réquiem é um jogo com temática adulta longe da modinha de adolescentes que existe por agora sobre o tema!
Aqui não há vampiros imortais bonitos e românticos. Aqui vampiros são mortos-vivos amaldiçoados pela eternidade, com personalidades distintas e aparência normal. A besta interior me parece muito mais incontrolável que na edição anterior, trazendo o personagem para um mundo mais afastado dos humanos e o novo cenário colabora com isto.
Adquiri o livro a pouco tempo e ainda estou no começo da leitura, mas conhecendo o antigo Vampiro: A Máscara me sinto em casa com os melhore elementos de volta. A fisiologia das criaturas teve suaves alterações, o cenário por sua vez teve modificações significativas e para melhor.
Para os anciões, recomendo a atualização. O novo cenário trás tudo que o antigo tinha de forma mais elaborada e mais sinistra. Comportamentos são explicados e não há desperdício de energia tentando explicar o surgimento dos vampiros, até porque você conhece como surgimos?
Para os novatos, Vampiro: O Réquiem é sensacional. Bem trabalhado é um ótimo jogo de terror pessoal onde os personagens se tornam os monstros que temem o desconhecido, que precisam aprender a viver em uma nova condição inesperada, que viverão para sempre amaldiçoados em um mundo de jogos e perigos inimagináveis!
Em suma, mesmo o custo sendo maior principalmente por haver a necessidade do livro de regras, adorei o cenário proposto. Vale a pena, recomendo!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Personagens e itens

É comum personagens em jogo darem importância a itens que lhe favoreçam em jogo. Ainda seguindo uma linha mais realista seria interessante estimular os jogadores a adquirirem itens de luxo ou supérfluos para enriquecer a história - claro que respeitando alinhamento e natureza do PC.

Um anel de família sem poder algum poderia ser um gancho para uma campanha intrigante. Comprar uma Ferrari pode levar outro a percorrer os confins do universo em busca da arca perdida. Claro que estes são casos extremos e no dia a dia esta vontade está agregada de forma mais sutil. 

Outra forma de utilizar isso seria um personagem viciado em celular se distrair durante uma vigia com seu novo gadget! São coisas comuns que ocorrem conosco. 

Muitos dos jogos são para personagens heróicos e tal, mas nem por isso os itens devem ser evitados! Conseguir um troféu, medalha ou algum tipo de reconhecimento pode ser algo desejado e toda história pode ser alterada por isso.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Viagem Especial e Dragões


Viagens espaciais são marcadas por muita tecnologia, planetas cidade e armas que pulverizam. Se vier jogando a um bom tempo neste cenário uma mudança pode ser refrescante. 

Para quem acompanha Star Trek não se surpreenderá, vi em vários episódios a tripulação da Enterprise se deparando com civilizações menos tecnológicas. Mas o que proponho é algo um pouco diferente. 

O que sugiro seria um cenário tipo medieval (pensou em D&D?!). Há várias possibilidades de exploração da parte do Narrador.

Quando falamos de medieval falamos, em geral, de uma época com um pensamento mais limitado e regras de condutas mais ferozes. Pensando nisso os personagens podem sofrer muito ao não usarem as vestimentas ou não saberem se comportar (planeta medieval supõe-se que eles não conheçam viagem espacial).

Uma das coisas que seria interessante é o fato dos personagens não terem superioridade tecnológica, isso pode ser alcançado com uma queda de uma nave em um planeta ou a queda os deixa desacordados e são presos e separados das armas. 

Outra possibilidade em relação ao não desarmamento seria introduzir um pouco de fantasia a este planeta medieval. Como fazer isso sem viajar demais ou estragar teu cenário como um todo fica a teu cargo, mas seria interessante os personagens (mesmos armados) se deparando com magos, criaturas fantásticas como um dragão.

Agora outra perspectiva também poderia ser vista, dependendo o jogo que você utiliza para tuas campanhas medievais, a ideia poderia ser invertida e os personagens medievais encontrariam os NPCs espaciais com nível tecnológico maior.

Claro que isso tudo é uma grande viagem, mas o que é o RPG? Quem sabe disso podemos montar um cenário completo. Mandem comentários e ideias.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Armaduras coladas



Incrível como os personagens de RPG parecem com robôs. Acho que se tratando de alguns jogos como D&D a maioria dos PCs usam armadura até mesmo no banheiro! É, eu sei, parece ridículo, mas todos os jogadores estão pensando em não estar vulneráveis que esquecem certas coisas.

Acho que seria interessante se os personagens fossem surpreendidos em momentos do diversos. Sofrer um ataque no meio da noite enquanto está com um parceiro ou até enquanto toma banho. Na realidade isto serve para PCs e NPCs.

Se forem guerras declaradas todos estarão espertos, agora se for um ataque surpresa o outro pode ser pego desprevenido e os acontecimentos podem ser interessantes. Sendo engraçada ou dramática eu acho que seria interessante.

Pensei nisso enquanto jogava Mass Effect 2. Há uma quest que você precisa entrar infiltrado em uma festa, nela você joga sem armadura e só em determinado momento é que adquire ela. Claro que para um jogo de computador não há muita ação, mas em um RPG clássico o mestre pode se "divertir" a vontade. Ainda seguindo esta linha, os personagens não precisam ser pegos desprevenidos ou algo assim, eles podem efetuar alguma quest mais social onde armadura não seja permitida.

Claro que este tópico abordado não é recomendado para todos os grupos ou aventuras /campanhas, apenas para aqueles que têm interesse em tornar a aventura mais real e colocar os personagens em algumas situações que sua inteligência possa ser mais bem usada que um par de músculos.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sentimentos, tarefa árdua!


Tenho certeza que em vários momentos da tua vida muitos sentimentos vieram a tona, agora cá entre nós, difícil é colocar isto nos personagens!

Em uma sessão de RPG os jogadores têm dificuldades de interpretar sentimentos constrangedores, sendo muitas vezes frios e calculistas. A graça do jogo está em pensar e agir como os personagens deixando que estes sentimentos sejam expressivos.

Medo e amor são os mais difíceis em minha opinião. Um personagem não é uma casca vazia. Ter amigos e família faz parte de qualquer pessoa e isto deve ser levado em conta, assim como o carinho nutrido por eles e o empenho em protegê-los.

Medo também é importante. Nem todos demonstram, mas todos possuem. Sair atirando de forma destemida em meio a um tiroteio simplesmente para ser considerado um herói faz a interpretação perder o sentido!

Está é uma tarefa desafiante que talvez seja interessante para investigadores mais experientes. Agora se estiver começando e sente-se confortável com isto, vá em frente. 

Vivendo além do RPG...


Caros Investigadores, fácil vestir nossas armaduras e embarcar no desconhecido mundo imaginário! Mas este mundo guarda perigos inimagináveis para jovens iniciantes e desavisados! Há o perigo de querer sempre ir lá ignorando o nosso mundo!

Eu sei que isto não acontece com todo mundo, mas convenhamos que em alguns jogos passaríamos horas a fio jogando... É tentador deixar os problemas da vida real de lado e se empenhar em histórias épicas aonde as coisas que vão mal são desafiadoras.

Claro que o RPG é um entretenimento atraente e muito legal, assim como os jogos eletrônicos e um policiamento pode ser necessário para não virar dependente.

Estou de ser longe de ser especialista nesta área para dizer o que é e o que não é saudável, mas fica minha dica: Aproveite os jogos, mas aproveite também as outras qualidades da vida!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

New York By Night (Vampiro: A Máscara) – Boatos 1


A Camarilla usou vários artifícios para conquistar NY. Trago alguns boatos (idéias) para ajudar nas campanhas, todos tendo a visão da família (podendo ser ou não verdade, estar ou não deturpado):

- Exército iniciou uma guerra contra o terrorismo, pelo menos foi esta a história contada para esconder a verdade: lacaios localizando e deixando ao sol vampiros mais velhos do Sabá.

- Um Mago ou alguns deles tentaram mostrar aos Lobisomens qual lado eles estavam ajudando sem saber! Dizem que foram exterminados pelo Gangrel e que pode desencadeado uma guerra silenciosa entre Camarilla e os Despertos!

- Os Lobisomens foram enganados a ponto de acreditar que estavam numa guerra contra todos os Cainitas (sem saber que só atacavam o Sabá).

- Há um Gangrel aliado a Príncipe, com aparência e poder bestiais. Alguns ousam dizer que ele pode se parecer com um Lobisomem!

- Alguns Lasombra se juntaram a Camarilla.

- A cidade sofre com um problema de superlotação de Caitiffs.

- Alguns anciões dos Ventrue começam a almejar o principado.

- Os Nosferatu se mesclaram com os Nosferatu Antitribu que permaneceram por ali.

Investigadores que passam por aqui, sintam-se confortáveis para sugerir qualquer boato, nada como novas idéias!