É comum os personagens
perseguirem objetivos ambiciosos que em muitas vezes resulta em conflitos com
um NPC super poderoso. Nestes casos os personagens acumulam poderes para
enfrentar o inimigo. Dependendo o nível da campanha (e nem precisa estar muito
avançada) os personagens podem correr riscos.
Uma aventura ou até melhor, uma
trama secundária pode ser desenvolvida tendo os personagens como objetivos a
ser abatido. Com este intuito o mestre poderia criar personagens não jogadores
bem detalhados para que possa estruturar uma forma interessante deles
esbarrarem com os personagens jogadores em determinados momentos.
Em campanhas de fantasia medieval
que tende a ter histórias épicas onde os personagens quase viram Deuses os
personagens podem se deparar com jovens aventureiros buscando fama, dinheiro,
itens ou até mesmo algo mais elaborado como vingança (quem sabe o personagem
jogador matou alguém não tão culpado e agora terá que aguentar as
consequências).
Para campanhas de jogos onde todos
os personagens adquirem poderes, mas ainda podem ser mortos por outros não tão
poderosos (Vampiro na minha percepção) os personagens podem se deparar com
disputas de poder político, ciúmes...
Interessante ver que os NPCs que
estão atrás dos “heróis” não precisam ser necessariamente mais poderosos. Há
uma necessidade dos jogadores obterem uma superação, neste ponto a superação
pode ficar a cargo da inteligência dos caçadores. Lembre-se que quanto mais
poderoso mais há imprudências e sabemos que os jogadores sempre se acham e
deixam algumas portas frágeis, explore-as.
Alguns mestres usam este tópico
para dar medo aos personagens, por exemplo, um jogador de vampiro arquiteta e
executa um elaborado plano que elimina um ancião influente, mas no processo é
descoberto e o príncipe declara uma caçada de sangue que é resumida a: “Seu
personagem foi morto!”. Neste caso o mestre poderia criar uma campanha muito
elaborada onde o personagem tenta sobreviver usando conexões e muita perna.
Bom investigadores, acho que há
diversas formas de enriquecer uma campanha e fica aí minha dica para uma delas.
O fato dos personagens terem ambições e tudo mais é um clichê, mas de fato a partir do momento que essas ambições possam bater de frente com fatos/objetos/npcs (o qualquer outra coisa) que possa vir a colocar os personagens em risco, os faz mostrar que independente do poder que o grupo tenha isso nem sempre poderá salva-los de tudo, muitas vezes a inteligencia é a unica coisa que possam vir a usar para passar por tais riscos... com relação a matar um personagem deve ser algo deveras elaborado, podendo muito bem ser possivel, criar uma aventura ou dependendo do sistema/mundo, mini campanha para traze-lo de volta... esse assunto é algo que da pra ser debatido por muito tempo (principalmente entre mestres cruéis Muahahahaha.....) de fato vc continua se superando nos posts Victor
ResponderExcluirOlá Junior. Em minha xp de jogador, em um momento nosso mestre de GURPS Viagem Espacial matou todos os personagens e rolou uma pira de aventuras para as almas dos pcs... no final ele alegou que estávamos drogados/ viajando... mas acabou sendo divertido!
ExcluirValeu pelo elogio...
Em casos assim é até interessante e talz... mas caso contrário matar personagens levianamente e/ou por diversão pode se dizer que é sacanagem por parte do mestre...
ExcluirRealmente muita sacanagem, mas ainda acho que mestres assim tem que ser excepcionais para não perderem os jogadores.
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