Investigadores que passam por estas bandas, mais uma
vez eu traço uma linha mais fina entre RPG e realidade.
É interessante ver como a maioria dos jogadores deseja
ver um fim para as campanhas que joga. Ainda digo que a maioria quer ver um
final feliz!
Concordo que finais de uma história podem ter uma
conclusão para determinada "missão" para ficar interessante, mas...
Pensando rápido, o final feliz não indica que aquele personagem esteja a salvo
para o resto da vida. Imagine que a galáxia não ficou a salvo depois que
Palpatine morreu no sexto episódio de Star Wars, no universo expandido Luke se
entrega ao lado negro!
Nos filmes este artifício é muito usado, a única
infelicidade é que em alguns tem um final feliz em todas as sequências como em
Duro de Matar.
Claro que se existe uma fórmula de sucesso e ela
indica que um filme tem que ter final feliz. Sem questionar isto no cinema acho
que no RPG o mestre pode ter uma liberdade um pouco maior para deixar as coisas
mais naturais e ter seus personagens se decepcionando, perdendo e sofrendo.
As vezes nem é o caso de planejar a derrota dos
personagens e sim deixar que os dados realmente decidam as coisas. Muitos
mestres favorecem os jogadores nas jogadas ou eventos que mudam o curso inevitável
da derrota, eu já fiz isso em algumas situações e não é realmente um problema,
mas em excesso deixa os personagens burros,
mal acostumados e destemidos. Deixe os personagens terem medo, serem
espertos usando técnicas para equilibrar as forças com inimigos e se for o caso
fugindo para se manterem vivos.
Com esta liberdade para a derrota o final agora pode
ser dramático. Imagine que o personagem esta tentando salvar um parente e por
erro dele este outro personagem morre, ele ainda pode derrotar o “vilão” e sair
vivo resultando em um final não foi tão feliz/ satisfatório. Como nos novos
filmes de 007.
Enfim, mesmo nos sistemas mais épicos os personagens
estão sujeitos a morrer e a, principalmente, sofrerem frustrações e perdas. O
final de uma história pode ser decisivo para o começo de uma próxima.
Acredito que finais felizes em filmes, desenhos, séries e até em jogos são sem graça e previsíveis. Está certo que se eu for um jogador, eu vou querer um final feliz, mas realmente é um final?
ResponderExcluirBem, resumindo, gostei do post!
Victor de boa cara, mas até agora não vi um ponto relacionado ao tratado no seu blog que não tenhamos uma linha de raciocinio diferente.... hsuahsihaiuhsihaihiusai.... concordo em numero genero e grau com o que vc escreveu nesse post..
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