Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Campanhas de exploração

Muitas das campanhas constituem nos personagens perseguindo alguém ou alguma criatura muitas vezes por vingança ou para matar o "mal". Mas convenhamos que há outras formas muito interesses de ter aventura, até para não ter aventuras batidas.

Combates são interessantes, mas não precisam estar lá sempre. Como nos filmes, em RPG também existem vários gêneros e alguns poucos explorados.

Dando uma rápida olhada no mundo das séries nós temos:
- Star Trek: onde a missão oficial é exploração do espaço. 
- The X-Files: que a tem uma dupla de personagem se envolvendo em conspirações e atividades 
paranormais. 
- Game of Throne: onde o cenário político toma espaço, alguns personagens nunca se envolvem diretamente nos combates.

Apenas com estes exemplos já podemos criar inúmeras aventuras. Notem que nestas séries há uma pitada ou muita ação, ela só não é o foco na maioria das vezes.

Neste campo podemos observar duas vertentes para exploração. Uma delas é a exploração por informação e outra por território.

Em alguns casos estas explorações demandam uma ausência do personagem em sua região natal. Neste caso é legal atentar ao relacionamento dele com o meio, com as pessoas que deixa para trás e como se adapta depois de um tempo sozinho.

Essas aventuras podem não ser de tanto glamour. Em The X-Files Mulder era mal visto pelos colegas. 
Poderia ser, também, algo banal e importante para a vila que ele mora, como achar água potável.

Os personagens não precisam ser especiais em todas campanhas ou aventuras e deixar que sigam um caminho mais comum de vez em quando só deixa as coisas mais interessantes. Lembre-se ainda que ações tomadas em pequenas campanhas podemos desempenhar reações gigantescas. Aproveite isso é bom jogo.

2 comentários:

  1. E pra variar um pouco mais, concordo em numero genero e grau com o que vc escreveu no post Victor..... agora sem querer ser chato mas, ali to texto vc colocou Muller, aonde ser Mulder.... hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que erre na série que mais gosto! Lamentável. Em geral eu escrevo no celular e para algumas coisas ele insiste em "corrigir" daí essa passou... Valeu pela dica.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir