Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mass Effect 3 – O final!


Depois de mais de um mês na luta contra os Reapers finalmente terminei Mass Effect 3. Depois de toda movimentação na internet sobre o polemico final da história deste incrível jogo eu já estava ansioso e agora pude conferir.

Se você ainda não jogou e vai jogar pode ler que vou me segurar nos spoilers.

Realmente não vi um final tão ruim como imaginei, claro que expectativa é tudo e a minha já estava meio baixa depois dos comentários. Na verdade já havia comentado com um amigo algo deveria ser algo não tão Disney e é exatamente o que ocorreu.

Como comentado no post anterior, não temos aqui um final tão feliz para nosso protagonista e acho que isso pode ter sido um dos geradores de barulho – ainda não fui no fórum ver quais são as reais reclamações.

Outra coisa que ouvi reclamação foi que todos as decisões tomadas até aqui não tem impacto no final, são apenas duas decisões (pelo menos no meu jogo), mas como os finais foram propostos eu realmente não vejo como nada demais...

O que poderiam reclamar é o pior Shepard possível lutando para salvar a humanidade, mas ele faz isso a trilogia inteira independente se você é bom ou mau! Querendo ou não está é a essência básica dos jogos.

Tem um deslize que eu já havia ouvido falar e realmente concordo, o fato da Normandy aparecer voando em um canto do espaço sozinha e do nada, mas mesmo assim isso é apenas um detalhe que não estraga em nada todo universo criado. Além de tudo a história é sobre o percurso, sobre a evolução do personagem e como ele se relaciona com com o mundo é as pessoas ao seu redor e isso é muito bem abordado neste terceiro jogo.

Mass Effect é um ótimo jogo para se tirar boas práticas para nosso mundo de RPG de mesa. Para uma história épica não houve conservadorismo em manter o cenário como era, personagens foram mortos e o mundo teve acontecimentos gigantescos na forma como as coisas eram. Claro que se tratando de campanhas espaciais qualquer coisa próxima pode se passar anos a frente ou anos atrás destes acontecimentos.

Para quem curte bastante história em um jogo eletrônico este é sensacional e para quem joga RPG de mesa ele pode ser usado para ter vários conceitos extraídos (nada que você não possa ler aqui também!).

Bom, de qualquer maneira já tenho meu save guardado esperando a expansão que fará alterações no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário