Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Personagens em risco

É comum os personagens perseguirem objetivos ambiciosos que em muitas vezes resulta em conflitos com um NPC super poderoso. Nestes casos os personagens acumulam poderes para enfrentar o inimigo. Dependendo o nível da campanha (e nem precisa estar muito avançada) os personagens podem correr riscos.

Uma aventura ou até melhor, uma trama secundária pode ser desenvolvida tendo os personagens como objetivos a ser abatido. Com este intuito o mestre poderia criar personagens não jogadores bem detalhados para que possa estruturar uma forma interessante deles esbarrarem com os personagens jogadores em determinados momentos.

Em campanhas de fantasia medieval que tende a ter histórias épicas onde os personagens quase viram Deuses os personagens podem se deparar com jovens aventureiros buscando fama, dinheiro, itens ou até mesmo algo mais elaborado como vingança (quem sabe o personagem jogador matou alguém não tão culpado e agora terá que aguentar as consequências).

Para campanhas de jogos onde todos os personagens adquirem poderes, mas ainda podem ser mortos por outros não tão poderosos (Vampiro na minha percepção) os personagens podem se deparar com disputas de poder político, ciúmes...

Interessante ver que os NPCs que estão atrás dos “heróis” não precisam ser necessariamente mais poderosos. Há uma necessidade dos jogadores obterem uma superação, neste ponto a superação pode ficar a cargo da inteligência dos caçadores. Lembre-se que quanto mais poderoso mais há imprudências e sabemos que os jogadores sempre se acham e deixam algumas portas frágeis, explore-as.

Alguns mestres usam este tópico para dar medo aos personagens, por exemplo, um jogador de vampiro arquiteta e executa um elaborado plano que elimina um ancião influente, mas no processo é descoberto e o príncipe declara uma caçada de sangue que é resumida a: “Seu personagem foi morto!”. Neste caso o mestre poderia criar uma campanha muito elaborada onde o personagem tenta sobreviver usando conexões e muita perna.

Bom investigadores, acho que há diversas formas de enriquecer uma campanha e fica aí minha dica para uma delas.

4 comentários:

  1. O fato dos personagens terem ambições e tudo mais é um clichê, mas de fato a partir do momento que essas ambições possam bater de frente com fatos/objetos/npcs (o qualquer outra coisa) que possa vir a colocar os personagens em risco, os faz mostrar que independente do poder que o grupo tenha isso nem sempre poderá salva-los de tudo, muitas vezes a inteligencia é a unica coisa que possam vir a usar para passar por tais riscos... com relação a matar um personagem deve ser algo deveras elaborado, podendo muito bem ser possivel, criar uma aventura ou dependendo do sistema/mundo, mini campanha para traze-lo de volta... esse assunto é algo que da pra ser debatido por muito tempo (principalmente entre mestres cruéis Muahahahaha.....) de fato vc continua se superando nos posts Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior. Em minha xp de jogador, em um momento nosso mestre de GURPS Viagem Espacial matou todos os personagens e rolou uma pira de aventuras para as almas dos pcs... no final ele alegou que estávamos drogados/ viajando... mas acabou sendo divertido!
      Valeu pelo elogio...

      Excluir
    2. Em casos assim é até interessante e talz... mas caso contrário matar personagens levianamente e/ou por diversão pode se dizer que é sacanagem por parte do mestre...

      Excluir
    3. Realmente muita sacanagem, mas ainda acho que mestres assim tem que ser excepcionais para não perderem os jogadores.

      Excluir