Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A vitória do mal!

Vivemos vendo histórias onde o bem sempre vence. O herói nunca morre e acho que transmitimos muito disto para as histórias de RPG. Um jogo de interpretação por premissa não conta fatos verídicos nem tenta imitar a realidade como um todo, mas é interessante trabalhar algumas características principalmente em alguns jogos /cenário.

Um vampiro não é uma criatura real (ou é?), mas dentro do cenário proposto pelo jogo o mecanismos que as coisas funcionam é semelhante ou até mais pesado que o nosso. Esperar que neste cenário todos os personagens sejam heróis e o bem sucedidos seria desperdiçar grandes histórias.

Interessante como na maioria das histórias os personagens sempre derrotam seus inimigos. Isso realmente pode acontecer caso eles sejam extremamente excepcionais, mas convenhamos que essas coisas são raras, mas sempre usadas. Desistir de um empate fugindo pode ser algo inteligente em determinados momentos e ser considerado uma vitória. Em muitos jogos a vitória é sair vivo.

Algo que também os personagens não estão acostumados é sacrificar algo menor para conquistar algo maior, mas sacrificando de qualquer forma (não vou ser um spoiler, mas veja Game of Thrones que há este exemplo).

Eu estava criando um exemplo em fantasia medieval quando lembrei de algo, um ótimo exemplo disto é o episódio três de Star Wars. Neste filme quem vence são os "inimigos". E por anos (do filme) várias histórias se desenvolvem com o império dominando.

Tudo isso está relacionado um pouco a capacidade de improvisação do mestre. Dele permitir que os personagens sejam derrotados em um confronto ou adversidade. Claro que a limitação nem sempre é culpa do Mestre e sim dos jogadores que querem ser sempre bem sucedidos em tudo.

Fica aqui minha recomendação para que haja um bom senso, mas que exista a possibilidade dos personagens perderem. A derrota nem sempre significa a morte dos personagens e pode gerar uma ótima oportunidade de mudar o cenário e renová-lo.

3 comentários:

  1. A respeito do bem sempre vencer é algo que sempre me irritou, consigo de lembrar de apenas um caso em que o mal vence, que foi no Tempestade do século do Stephen King, não é exatamente o caso de medieval e tal, mas mesmo com o sacrificio do bem o mal acabou por ganhar... em algumas situações em rpg é bem interessante fazer os personagens sacrificarem algo (até mesmo personagens) e em algumas situações seria interessante fazer os npcs ganharem (mesmo que não no aspecto menor) fazendo assim os jogadores não sairem levando tudo o que tinham pra fazer (afinal, mesmo em rpg nem tudo é possivel)

    ResponderExcluir
  2. A história do Bem sempre vencer o Mau torna-se cansativo de se assistir e de se ler. Estereótipos de heróis são criados nessas histórias, e infelizmente os heróis de vdd (nós trabalhadores guerreiros) são desvalorizados...

    ResponderExcluir