Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

Super Poderes


Em determinado momento estamos cansados de jogar com personagens normais ou queremos fugir do normal. Muitas vezes acabamos jogando algo como Vampire ou Werewolf para termos personagens fantásticos e poderosos.

Fugindo dos títulos com cenários próprios podemos buscar algo como GURPS Supers ou outro apenas com regras. Claro que a primeira coisa é perder o preconceito do sistema. Em D&D os personagens já são supers comparados aos humanos, mas até podemos incrementar algo a mais.

Algo que  julgo importante é tomar cuidado para não cair no estereótipo de bem e mal. Particularmente tento evitar isso em todas minhas campanhas. Este cliché pode tornar as coisas meio chatas na minha opinião, mas você faz o que quer...

Ainda falando sobre poderes, nada de super homem ou hulk, falo de algo menor, mais sutil, mas que faça diferença. Para evitar deuses andando com os humanos ainda podemos deixar este poder temporal, então por mais maravilhoso e poderoso que seja ele terá uma duração limitada forçando o personagem a "ficar esperto".

Independentemente do sistema, podemos tornar a história mais dramática deixando estes poderes limitados como por exemplo o uso de uma droga experimental. Neste caso ainda por de rolar um lance de vício. Outro ponto é que o poder quando utilizado faça algo cair, tipo perder muitos pontos de fadiga, de vida, algum atributo temporariamente.

Particularmente acho que escolher ser uma droga geradora mais interessante, porque pode-se trabalhar o lado "humano" do personagem. E para deixar ainda mais complicado para os personagens a droga pode causar danos colaterais extremamente danoso.

Lembrando um clássico, há um episódio em Arquivo X na sétima temporada que adolescentes que iam a um ponto específico de uma caverna ganhavam super velocidade (tipo Flash) só que isso gerava um desgaste nos ossos deles como de pessoas muito velhas (o corpo humano não é projetado para tal velocidade e eles ganharam a velocidade e nada mais). Outra consequência era o esgotamento físico.

Sei de pelo menos dois filmes que seguem esta ideia também, um deles ao usar magia o personagem envelhece. O outro me parece que é uma droga, mas ainda não assisti e não recordo o nome deles. Se conhecer deixa aí um comentário com o nome para os outros investigadores poderem conferir.

De qualquer forma minha proposta não é sugerir uma história sobre heróis e vilões, talvez onde o herói seja um vilão dele mesmo... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário