Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Escolhendo um sistema...


Estou pensando em uma campanha e sempre a dúvida de qual sistema escolher. Ah sim, a ideia principal que criei pode ser transportada para qualquer sistema com pouco trabalho. Como ainda não a coloquei em prática, não a discutirei aqui, mas a idéia é discutir a flexibilidade de um sistema.

Como a idéia é sobre algo com um pouco de suspense em terror, elegi três principais sistemas que conheço para jogar: GURPS Space, Vampiro: A Máscara e Mundo das Trevas. E aí eu ouço a pergunta em coro: “GURPS? Qual a relação com os outros?”.  Resposta simples, GURPS é perfeito para qualquer coisa!

Mundo das Trevas, jogar com humanos é muito interessante, mas também o que pode fornecer a pior experiência para os jogadores. Então embora tenha cogitado ele, esquecido foi!

GURPS Space seria perfeito, um cenário que existem vários mundos e cada um pode se comportar de formas totalmente diferente. Problema que encontrei foi justamente a complexidade das regras de criação de personagem e desenvolvimento, principalmente para um grupo iniciante.

Vampiro: A Máscara foi o escolhido, além dos itens já citados, o sistema que eu mais conheço e tenho intimidade. Claro que isso facilita nas improvisações que irão acontecer no meio do jogo. Quanto mais confortável está com um sistema/cenário mais fácil é narrar livremente sem “medo” de errar. Outros pontos interessantes que me levaram a escolha deste foram o foco na interpretação e simplicidade das regras (que devo abolir na maioria!).

E outros sistemas? Bom, Vampiro: O Réquiem eu não considerei por não ter terminado o livro. Mago: A Ascensão eu descartei por achar que não conseguiria atingir o grau de profundidade que eu queria! Lobisomem: O Apocalipse foi altamente cotado, mas me daria o triplo de trabalho, primeiro ajustar os conceitos de forma mais dramáticas e depois conhecer melhor o cenário. D&D eu até cogitei, mas o único que tenho é a terceira versão e minha história não se adequaria tão bem assim!

Claro que os critérios que usei se aplicam a história, experiência dos jogadores, minha experiência, simplicidade.

3 comentários:

  1. Vampiro e Lobisomem ao menos pra mim são os sistemas mais legas pra jogar, pelo fato de exigir um interpretação maior dos jogadores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ainda acho que é possível exigir interpretação de outros jogos como D&D, é altamente aceitável fazer uma campanha estilho Game Of Thrones com foco em interpretação e política e deixar os combates secundários.
      Mas pessoalmente eu gosto muito de Vampire.

      Excluir
    2. Sim, é totalmente possivel exigir isso em outros sistemas, dos vários jogadores de D&D que conheço pouquissimos se preocupam em interpretar seus personages, a maioria só quer saber de matar pilhar e destruir, o que acaba tornando bem dificil de conseguir exigir interpretação.....

      Excluir