Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Personagens - “Trust No One”


Jovem e antigo Investigador que passa por aqui. Seguindo uma tendência paranóica idealizei algo e nunca consegui utilizar para jogadores! Focado para jogos com histórias mais complexas – é o mistério do personagem. (Quase) Todo jogador de RPG sente prazer em exibir teu personagem. Mesmo sendo tentador mostrar todos aqueles pontos distribuídos em uma perfeição, sugiro que os guarde para você!

Imaginando que tenha tido o trabalho de construir uma história sólida, distribuir os pontos de forma coerente, para que entregar isto aos outros jogadores? Quando conhece uma pessoa, ela te dá tuas características físicas (ex.: “sou hábil com armas de fogo, mas nunca aprendi biologia!”) ou então sobre suas histórias? Ah, a pergunta é: Ela te dá as verdadeiras características? Seja por um motivo ou outro, alguns fatos são ocultos ou distorcidos e acredito que isto possa enriquecer uma história!

Claro que estamos falando de jogos e não podemos levar isto tão a sério, mas guardando para si (e o narrador) alguns segredos o jogo ficará mais interessante. Campanhas das quais participei de Paranóia só conseguiram atingir níveis hilários porque o mestre nos instruiu a guardar alguns segredos (quem deveria matar quem e se éramos mutantes!).

Nas minhas campanhas, principalmente Vampiro, os personagens nunca tiveram informação sobre os NPCs. Isto ajuda na ambientação, nada como temer o que você não conhece, principalmente em jogos que a aparência não revela nada em especifico!

Como tudo, isto também é uma questão de gosto. Se estiver narrando ou participando de um jogo de terror e/ou intrigas, não revelar ou revelar mentiras pode ser uma arma interessante para os jogadores e mestres.

Um comentário:

  1. De fato guardar detalhes de personagens (tanto de npcs para os jogadores, qnto entre os próprios jogadores) é bem interessante para o desenvolvimento da história e para a comunicação entre os personagens.....

    ResponderExcluir