Jovem e antigo Investigador que passa por aqui. Seguindo uma
tendência paranóica idealizei algo e nunca consegui utilizar para jogadores! Focado
para jogos com histórias mais complexas – é o mistério do personagem. (Quase)
Todo jogador de RPG sente prazer em exibir teu personagem. Mesmo sendo tentador
mostrar todos aqueles pontos distribuídos em uma perfeição, sugiro que os
guarde para você!
Imaginando que tenha tido o trabalho de construir uma
história sólida, distribuir os pontos de forma coerente, para que entregar isto
aos outros jogadores? Quando conhece uma pessoa, ela te dá tuas características
físicas (ex.: “sou hábil com armas de
fogo, mas nunca aprendi biologia!”) ou então sobre suas histórias? Ah, a
pergunta é: Ela te dá as verdadeiras características? Seja por um motivo ou
outro, alguns fatos são ocultos ou distorcidos e acredito que isto possa
enriquecer uma história!
Claro que estamos falando de jogos e não podemos levar isto tão
a sério, mas guardando para si (e o narrador) alguns segredos o jogo ficará
mais interessante. Campanhas das quais participei de Paranóia só conseguiram
atingir níveis hilários porque o mestre nos instruiu a guardar alguns segredos
(quem deveria matar quem e se éramos mutantes!).
Nas minhas campanhas, principalmente Vampiro, os personagens
nunca tiveram informação sobre os NPCs. Isto ajuda na ambientação, nada como
temer o que você não conhece, principalmente em jogos que a aparência não revela
nada em especifico!
Como tudo, isto também é uma questão de gosto. Se estiver
narrando ou participando de um jogo de terror e/ou intrigas, não revelar ou
revelar mentiras pode ser uma arma interessante para os jogadores e mestres.
De fato guardar detalhes de personagens (tanto de npcs para os jogadores, qnto entre os próprios jogadores) é bem interessante para o desenvolvimento da história e para a comunicação entre os personagens.....
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